Eles são macios e fazem a festa com a criançada. Quem é que não gosta dos bichinhos de pelúcia, não é mesmo? É normal, até, que as crianças adotem um desses como o amigo predileto. O problema, no entanto, é que por detrás de tanta maciez e fofura das pelúcias há muito pó acumulado, responsável pelo aparecimento de ácaros. Onde os ácaros estão presentes é sinônimo de alergias, principalmente as relacionadas ao sistema respiratório. Por isso, é necessária uma boa higienização das pelúcias.
Aliás, não são apenas os ácaros que se acumulam nos bichinhos. Uma pesquisa realizada por uma empresa de produtos de limpeza, por exemplo, mostra que aproximadamente 80% das pelúcias possuem bactérias capazes de causar intoxicação alimentar.
Isso acontece porque as crianças costumam deixar os bichinhos espalhados pela casa – inclusive no chão, o grande vilão da história. E exatamente ali onde há maior acúmulo de germes. Tapetes e colchões também são campeões em acumular ácaros.
O perigo é tão grande que uma campanha norueguesa chegou a comparar os ursinhos de pelúcia com o nazista Adolf Hitler, responsável pelo massacre de milhares de pessoas. Ou seja, as pelúcias são mesmo de “arrepiar”.
Você deve estar se perguntando: agora que sei dos perigos, não seria ideal me desfazer dos bichinhos? A resposta é: de jeito nenhum. Afinal, eles são um dos primeiros contatos das crianças com o ambiente externo e uma forma, também, de demonstração de sentimentos. Com as pelúcias, elas se sentem seguras para expressar afeto, por exemplo.
A notícia positiva é que a higienização correta já evita o problema.
Se os ursinhos ficam apenas de enfeite, você pode remover a poeira uma vez por semana. Outra dica é usar um aspirador de pó, mas nesse caso é preciso tomar cuidado para que nenhuma peça seja puxada pelo aparelho.
Isso até é possível. O problema, no entanto, é que esse tipo de higienização não é tão eficaz. Ao lavar as pelúcias à máquina, por exemplo, alguns detalhes dos bichinhos podem estragar ou sair, como é o caso do nariz, dos olhos ou dos laços.
Quando se faz a lavagem à mão, o processo pode ser muito trabalhoso, principalmente se for um bichinho de pelúcia grande. Vale acrescentar que o procedimento gasta bastante água e, se você inventar de lavar os ursinhos juntos, eles mancham. Além disso, o tipo de sabão utilizado ou o método de limpeza pode influenciar nos pelos dos brinquedos.
Outras dicas que auxiliam a eliminar ácaros são embalar as pelúcias em sacos plásticos e colocá-las por três horas no congelador. Na sequência, estender os bichinhos em um varal exposto ao sol. O frio do congelador mata os ácaros e o sol é eficaz em acabar com a umidade e impedir que eles se proliferem.
Apesar dessas recomendações, a correta higienização só acontece quando você encaminha as pelúcias para uma empresa especializada. Ali, há garantia de que o serviço será realizado com os melhores métodos. Assim, você evita alergias e garante a qualidade de vida das crianças.
Quer conhecer uma empresa especializada em serviços de limpeza? Visite nosso site e verifique qual atendimento combina com as necessidades da sua casa!