Se você tem filhos em casa, é bem provável que sempre haja vários bichinhos de pelúcia espalhados pelos cômodos, afinal, eles estão entre os brinquedos preferidos pelos pequenos! No entanto, nem todos os pais conhecem afundo a importância de manter a higienização desses objetos em dia, portanto, é isso que vamos explicar hoje. Acompanhe!
Uma das razões que torna a limpeza dos bichos de pelúcia tão importante é o próprio material do qual a maior parte deles são fabricados: a fibra. Naturalmente, ela tende a acumular bastante pó. Por isso, se não houver um lavagem relativamente constante, o brinquedo vai ficar bem empoeirado, talvez, sem que você sequer perceba.
As famosas fibras que compõem os bichinhos de pelúcia também são os alvos perfeitos dos ácaros. Esse pequeno aracnídeo é um dos maiores vilões das famosas alergias, portanto, se não forem removidos dos brinquedos, a criança está mais propensa a sofrer com crises alérgicas constantemente.
Se na sua casa os bichinhos de pelúcia não são meros artigos decorativos e o seu filho brinca efetivamente com eles, é comum que eles caiam no chão, certo? Isso torna a higienização ainda mais importante, já que eles acabam sendo contaminados por bactérias e outros micro-organismos presentes no ambiente e que também podem provocar doenças na criança. O próprio fato do bichinho ficar encardido já é motivo para a sua lavagem.
Essa é uma dúvida bem comum às mães de crianças pequenas: afinal, já que essa higienização é tão importante, eu posso fazê-la em casa? Na verdade, essa prática não é a mais recomendada e vamos explicar os motivos.
Para lavar o bichinho de pelúcia em casa, você provavelmente tem duas opções: ou a máquina de lavar ou o tanque, lavando à mão. O problema da máquina de lavar é que ela pode acabar deformando os brinquedos, especialmente aqueles que têm uma estrutura mais delicada. Além disso, durante a lavagem na máquina, as costuras podem ser desfeitas ou outros acabamentos danificados. As chances de que o objeto seja perdido são grandes. E indo muito além dos custos, às vezes, o bichinho realmente é de estimação para a criança, então certamente você não quer estragá-lo.
A lavagem a mão permite um trabalho mais cuidadoso, mas, por outro lado, você não vai conseguir remover todos os ácaros, bactérias e micro-organismos que estejam impregnados nas fibras do bichinho de pelúcia. Ou seja: a lavagem não será tão eficiente como deveria.
Por isso, a melhor alternativa é deixar essa tarefa com empresas especializadas, que vão higienizar profundamente o bichinho de pelúcia sem causar qualquer dano a ele.
Isso depende muito de cada caso. Se o seu filho brinca bastante com o bichinho e/ou já tem algum problema alérgico ou respiratório, recomendamos que ele seja mandado para higienização uma vez por mês. Se ele for uma peça mais decorativa, uma lavagem profissional a cada três meses já é suficiente.
Nós podemos ajudar a manter a saúde do seu filho, acesso o nosso site e conheça nossos serviços!