Manter o interior do veículo limpo e higienizado é sempre muito agradável. Contudo, é preciso tomar cuidado na hora de realizar a limpeza interna do automóvel, garantindo que nada seja danificado e que o processo elimine toda a sujeira contida em bancos, carpetes, chão, painel, entre outros.
Mas, efetivamente, como essa ação pode ser realizada com excelência? É disto que iremos tratar neste artigo, apresentando os 5 cuidados que você deve ter na hora de fazer uma limpeza interna no seu veículo. Assim, pode-se dar um toque especial – seja para ir ao trabalho, faculdade, viagem ou qualquer outro destino.
1. Utilize água e sabão corretamente
O primeiro e indispensável cuidado é: utilize corretamente água e sabão. Só cuidado com o painel, ele deve passar longe dessa mistura, do contrário, pode haver uma pane elétrica. Nos demais componentes, como tapetes, faça a lavagem com água e sabão, fora do carro.
Em bancos com tecido, um pano úmido pode ajudar a tirar algumas marcas. Tome cuidado para não molhar a parte interna do veículo, e utilize sabão neutro, que não agride e nem mancha o interior do automóvel.
2. Aspirando o pó do interior do veículo
Aspiradores de pó são ótimos aliados na higienização interna de um automóvel. Aqui deve se cuidar para que isso não afete o teto ou o piso, pois há alguns materiais que se desprendem facilmente, ainda mais com aspiradores potentes.
O segredo é não utilizar toda a potência, visto que equipamentos do gênero irão apenas sugar as partículas. Bancos, painel, cinto de segurança, porta-luvas, porta-malas, tudo pode ser limpo com um bom aspirador de pó.
3. Esqueça de produtos químicos
Cada modelo de veículo possui uma estrutura diferente. Porém, existe algo que quase todos têm em comum: a aversão a produtos químicos de limpeza. Por isso, como citamos acima, aposte no uso racional da água e sabão, além do aspirador de pó.
Produtos do gênero podem manchar ou até mesmo criar pequenas fissuras em materiais sensíveis, como o couro. Se há um cuidado indispensável, é nunca utilizar de nenhum composto que não seja neutro, como o sabão, independente do seu modelo.
4. Cuidados com o vidro e espelhos
Esse é um ponto negligenciado por várias pessoas ao limpar o carro. A consequência? Menor visibilidade e problemas para subir ou baixar os vidros, devido ao acúmulo de partículas. Aqui podemos citar alguns componentes que devem ser preferencialmente utilizados.
O primeiro é o álcool, que remove grande parte da sujeira. Já o limpa-vidros automotivos, garante mais brilho, principalmente para os espelhos. Outro cuidado é a utilização de panos com fibras, evitando aqueles que soltam partículas ou ‘fiapos’ que incomodam a visibilidade.
5. Secagem natural
E complementando nossa lista de cuidados, igualmente importante aos demais, vem a secagem. Deixe que o veículo, aberto e tomando ar, seque naturalmente. Se colocar exposto ao sol, certifique-se que a parte externa do automóvel – principalmente a lataria – esteja seca.
Isso possibilita menor esforço de secagem. Cerca de duas a três horas – quando seguidos os passos que trouxemos até aqui – permitem uma assertiva limpeza do interior do veículo. Assim, ele estará pronto para mais uma jornada – desta vez limpo e higienizado.
Quer ajuda para limpar o carro com excelência? Então conheça nossos produtos e serviços. Não deixe de conferir outras dicas pontuais no nosso blog.